Fake News – Uma guerra no espaço cibernético
Fonte: Zwela Press
Nos ultimos cinco anos, o mundo vem testemunhando uma onda nunca vista de Fake News, por norma divulgadas pelas redes sociais e blogs. Estudos revelam, que em certos países como USA, Brazil, Reino Unido e em alguns país do ocidente, as fakes news são mais frequentes principalmente durante as eleições presidenciais. Vários países estão a criar leis para serem usadas, contra a propagação da fake news, e plataformas como o facebook e whatsapp, serão usadas para investigações.
Esta problematica, tem causado uma série de considerações para as autoridades policiais e jurídicas de como manejar o acesso a espaços privados, demandando um instrumental técnico e jurídico diferenciados. A disseminação da Fake News ainda vai estar presente por diversos motivos: rapidez com que se espalha, o facto de ser uma mídia democrática, e por ser impossível ter controle sobre o que se espalha.
A tendência é que as Fake News, a partir de agora, se intensifiquem e passem também a fazer parte do arsenal de ataque de grupos de criminosos a empresas e instituições, sejam elas de pequeno ou grande porte. Quem pode ser afetado: governos, empresas, guerras comerciais, economia.
Por outro lado é importante salientar que as fake news, não são exclusivamente produzidas somente por pacatos cidadãos, pois, muito antes delas passarem a ser usadas nas redes sociais, em alguns regimes dictatoriais, fake news são muitas das vezes usadas contra pessoas que desafiam governos e pessoas com poderes.