Imagine ser possível saber, quantos angolanos no Reino Unido estão infectactos com o vírus da COVID 19?
- Londres – É isso mesmo. O número de casos confirmados no Reino Unido ultrapassa mais de 88,000 e a pergunta que não se cala é, quantos desses 88,000, são angolanos?
A Confederação das Associações Angolanas no Reino Unido – CAARU, tem estado preocupada com essa situação e com a falta de informação sobre o estado sanitário dos seus concidadãos, por isso mesmo, reuniu no dia 11 de Abril de 2020, para discutir e identificar os mecanismos que podem ser usados para:
1 – Saber quem no seio da comunidade é caso confirmado;
2 – Que serviços de apoio esses angolanos podem receber;
3 – Quem e aonde estão os mais vulneráveis no seio da comunidade angolana no Reino Unido;
4 – E se já há mortes de angolanos confirmados, por causa do Covid 19.
A reunião foi dirigida pelo o presidente da CAARU Sr Mario Agostinho e contou com a participação de representantes do seu corpo diretivo e do corpo diretivo da Organização Troan (este último, membro permanente da CAARU).
Vários pontos foram discutidos e soluções foram identificadas, entre elas, a criação de um grupo de apoio com acesso ao Food bank para prestar cestas básicas aos grupos mais vulneráveis. A CAARU vai usar também o sistema de rastreio da Covid 19 Angoalerta da empresa angolana Tescan, para identificar os angolanos com casos confirmados no sentido de que esses possam ter o apoio moral comunitário.
Todos angolanos são incentivados a se cadastrarem no aplicativo web via www.covid.angoalerta.com, adicionar seu nome, número de telefone e email, e aceder o grupo da Confederação das Associações Angolanas no Reino Unido, inserindo, o codigo 235-755 na lupa, para procurar o grupo CAARU no aplicativo. Com essa ação, cada cidadão cadastrado, poderá, caso haja mudanças no seu estado sanitário com relação o Covid 19, alterar o seu estado no sistema via o menu alerta. Essa ação fará com que a Confederação Das Associações Angolanas no Reino Unido, receba uma notificação sobre a mudança do seu estado sanitário. Com essa informação, a CAARU, irá proceder com os apoios disponíveis (moral e outros).