Angolanos no Reino Unido celebram pela primeira vez o dia da Comunidade angolana no Reino Unido
O dia vinte e sete de Junho (27/06), foi sugerido e aprovado pelas associações membros da CAARU – Confederação das Associações Angolanas no Reino Unido, e decretada pela Comissão Instaladora encabeçada por José Gomes (Utola) no dia 10 de Novembro de 2019, no acto da Assembleia Constituitiva da CAARU decorrido na Universidade de Regents em Londres.
– Tendo sido aprovado neste acto Solene, pelas associações membros da Confederação das Associações Angolanas no Reino Unido, a Comissão Instaladora, sob orientação dos estatutos da CAARU aprovada hoje pelos seus membros, decreta solene & honrosamente, o dia 27 de Junho, como sendo o dia da comunidade angolana no Reino Unido e será celebrada todos os anos nesta data, com a realização de actos comemorativos no Sábado a seguir a essa data, caso o dia 27 de Junho não for num Sábado – (Comissão Instaladora – 10 de Novembro de 2019).
Porquê motivo escolheu-se o dia 27 de Junho como a dia da Comunidade angolana?
1° – Foi no dia 27/06/2019 que a Comissão instaladora terminou os dossiers que permitiram a constituição pela primeira vez de uma Confederação que congregasse todas as associações angolanas no Reino Unido.
2° – Esta data acontece no período de verão e próximo do final do ano lectivo o que permite a participação massiva todos membros da Comunidade.
3° – A comemoração desta data significa a representação dos valores culturais, éticos do mosaico da história de Angola além fronteiras, além de proporcionar oportunidades de negócio podendo ela ser exibida em sítio aberto com feiras (gastronômicas, de negócio, exibição de marcas de Angola, concertos ao vivo, eventos desportivos e outros), passando assim a ser o maior evento de promoção da angolanidade a se realizar no Reino Unido.
Neste ano, por causa da Pandemia Covid 19, não será possível realizar um evento a medida do que se tinha planejado, mas por ser uma data importante, será comemorada no dia 4 de Julho de 2020 pelas 17 horas num formato live stream (no facebook) na página oficial da Zwela Press – A Agência Press Comunitária.