Empresa angolana Tescan, cria sistema de navegação e criação de código postal
“Desde a infância que crianças ouvem dos adultos, que elas (as crianças) são o futuro do amanhã.”
A Tescan é uma empresa angolana, cujo os seus mentores, hoje são jovens angolanos que nos anos 80s, eram parte das crianças que ouviam repetidamente a frase acima referenciada.
Angola precisa do pensamento crítico-construtivo e criativo dos seus jovens, para enfrentar com sucesso os desafios do desenvolvimento e progresso global em todas as esferas socio-politico-económico-social.
Numa era em que as tecnologias, têm trazido ganhos nas sociedades a nível global, tornando possível realizar o que era tido como impensável e outras vezes difícil, as novas criações tecnológicas, têm trazido no sector da mobilidade e comunicação, soluções que permitem facilitar os processos na relação entre pessoas, instituições e outros.
É com base nisso, que a Tescan disponibilizou recentemente o seu mais novo bebé Made in Angola. Trata-se do aplicativo UTOLA, um sistema super inteligente, que cria as coordenadas correctas para permitir a localização via satélite de uma residência e/ou estabelecimento. Após localização, o usuário do sistema, poderá escolher a função “criar Código Postal” permitindo que o sistema marque a localização escolhida pelo o usuário e crie um Código Postal único para sua residência ou estabelecimento.
Que benefícios terei em criar um Código Postal se cá em Angola, as pessoas nem usam os correios, no meu caso, eu moro na Petrangol, a minha rua nem tem nome?
O ordenamento urbano é o grande desafio de muitos estados africanos, e no nosso caso em particular temos a situação de bairros que cresceram do dia para noite e sem o mínimo de ordenamento recomendável. Casas sem números, ruas sem nomes em suma, bairros sem o planeamento adequado.
“O que nós criamos foi uma solução angolana para dar resposta a um dilema angolano. O sistema foca-se na contabilização dos endereços e na captação das definições atribuídas aos mesmos” – disse João Miranda (Director Geral da Tescan).
O que quer dizer que no caso de Angola, o sistema, atribui o Código Postal a residência ou estabelecimento, o que faz sentido pelo menos nesta era em Angola, pois nem todas as moradias e estabelecimentos estão situados em ruas oficialmente ordenadas. Com isso pode-se dizer que o sistema tem tudo para resolver a questão da localização dos endereços, tornando o CPU (Código Postal UTOLA), no item mais importante para localização de um endereço em Angola.
Com esse ganho, será possível os Correios de Angola, chegarem até a sua residência ou estabelecimento na Petrangol – e isso significa, criação de mais postos de emprego. Será possível também os empresários fazerem entrega ao domicílio em qualquer zona do país até mesmo nas aldeias.
O aplicativo UTOLA, já está disponível para download, na Play-Store e na Apple-store.
Recomendações da Tescan
Se baixar o aplicativo agora, faça o cadastramento da sua residência e/ou estabelecimento (mas para fazer o cadastramento de uma residência ou estabelecimento, o usuário terá de estar fisicamente dentro da residência ou estabelecimento. Deverá também pedir os seus amigos e familiares de Cabinda ao Cunene para fazerem o mesmo.