a
Latest News
InícioAngolanos no Reino UnidoGoverno de Angola realiza o evento do Dia da Paz no Reino Unido

Governo de Angola realiza o evento do Dia da Paz no Reino Unido

Governo de Angola realiza o evento do Dia da Paz no Reino Unido

O Governo de Angola, lançou em Março do corrente ano o programa de actividades comemorativas do 20° aniversário do 4 de Abril, dia da Paz e Reconciliação Nacional, que este ano teve como lema “Angolanos, de Mãos Dadas Para o Futuro”.

Segundo uma nota do Ministério da Administração do Território (MAT), as comemorações do 4 de Abril, desenvolveram-se em torno de ações que incutam nos angolanos os ideias da Paz, fraternidade, solidariedade, justiça social, unidade e reconciliação. O incentivo do espírito de tolerância, o respeito mútuo, da prosperidade, e a reconciliação dos angolanos, exaltar valores como o amor à pátria e o respeito pelos símbolos.

As actividades decorreram em todo território nacional; e continua a decorrer nas missões diplomáticas e consulares de Angola no período que vai de 14 de Março a 25 de Abril de 2022.

No Reino Unido, a Missão Diplomática angolana, realizou no passado Sábado, dia 16 de Abril, uma conferência em alusão ao dia da Paz e Reconciliação Nacional, na cidade de Londres numa das salas nobre da Tabernacle W11.

Foram convidados, duas ilustres figuras académicas, nomeadamente o Prof. Dr José Octávio de Serra Vandunem que escolheu para o tema da sua decertação “20 Anos de Angola em Paz, Novos Desafios: Um Olhar Sociológico” e o Prof. Dr Edmilson Ângelo escolheu o tema “Paz e Reconciliação Nacional: A Realidade versus a Oportunidade na Perspectiva dos Jovens”.

A sessão foi aberta pelo Embaixador da República de Angola no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Gen. Geraldo Sachipengo Nunda que relembrou a mensagem de ordem do ex Presidente da República de Angola (José Eduardo Dos Santos) às Forças Armadas Angolanas quando disse “Nem mais um tiro, precisamos preservar os vivos”.

A grande voz do músico angolano Tony Laf, semi-finalista da primeira série do concurso Britains Got Talent, abriu os corações dos presentes, os preparou para recepção das nobres mensagens passadas pelos conferencistas, cantando dois temas; o primeiro foi a canção de Jennifer Tavira com título Nova Angola e o segundo tema, foi Nossa terra de Filipe Mukenga.

O encontro atingiu o seu ponto alto quando as duas ilustres figuras académicas, de gerações  opostas se uniram e traçaram medidas e soluções concretas para o desenvolvimento de uma nação. Nação que conta com todos os seus elementos “desde os entregadores de Pizza aos ilustres doutorados Angolanos, ” nas palavras do Prof. José Serra Vandunem, e sem ” vaidade” nas palavras do Prof. Edmilson Ângelo; todos nós podemos contribuir de forma válida  para o país.

As instituições de ensino, aqui representadas podem ser a base humana e social para o enquadramento do indivíduo na explicação da história e da cultura angolana para o efeito da identidade. As tecnologias serão  a nossa maior valência na ponte que nos conecta ao país eliminando a barreira geográfica.

O trabalho que tem sido efectuado por organizações comunitárias com ligações com Angola, é prova de tudo o que foi falado e constitui juntamente com os presentes, elementos legais e estruturados para que o angolano se possa integrar e participar de forma efectiva na mudança que todos desejamos. Podera por tanto, caro cidadão angolano, executar a sua cidadania tendo os seus dados actualizados no Consulado Geral de Angola, para enquadrar os programas de apoio ao nosso país.

O evento foi encerrado, com uma mensagem breve da Vice Cônsul para Registos e Notariado Dra. Sara Monteiro Lutilele, actualmente ocupando o cargo de Cônsul Geral interina no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.

A parte operacional do evento, contou com a co-produção da Confederação das Associações Angolanas no Reino Unido, sob gestão de Jerdy dos Santos da empresa Estrua Beauty Ltd; a parte cultural pelo músico Tony Laf e pelos dançarinos The Afrohouse Lab; o serviço de catering foi providenciado pela empresa “Para Além da Culinária” e outros serviços técnicos pelas empresas: Tabernacle W11, Zwela Press, V Films Productions, The Galery 00 & Kassumuna TV.

Nao guarde só pra si, compartilhe...
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x