Lito Brandão apresentou hoje a sua obra literaria de homenagens às lendas do desporto angolano
O desportista Lito Brandão, foi na tarde de hoje (23 de Junho), recebido em audiência, solicitada pela CAARU à Embaixada e Consulado Geral de Angola no Reino Unido (simultâniamente). O desportista foi recebido pelo Excelentíssimo Embaixador de Angola, Geraldo Sachipengo Nunda e pela Excelentíssima Cônsul Geral de Angola Luzia Maria Dias Dos Santos, no Reino Unido da Grã-bretanha e Irlanda do Norte.
Estiveram também presentes na audiência, o Excelentíssimo Vice Cônsul para as comunidades Alberto França, O digníssimo Sr. Esmael Cambolo, Vice Presidente da CAARU, membros da missão diplomatica e funcionários da Embaixada e do Consulado Geral de Angola.
Na agenda, constava a apresentação da obra literaria de Lito Brandão & Sack Santos, intitulada “Homenagem às Glórias do passado do nosso desporto“.
Lito Brandão, é um rosto muito bem conhecido na comunidade angolana no Reino Unido, fez carreira no desporto em Angola, na modalidade de futebol, passando pela seleção júnior de Angola, ao lado de vedetas como o malogrado Novato, Maluka e muitos outros; no girabola, passou pelo clube desportivo do 1⁰ de Agosto e pela Refrinor antes de viajar para Europa onde reside desde então. Já, Sack Santos, reside em Angola, foi jogador do Petro de Luanda e do Sagrada Esperança da Lunda Norte.
Lito É residente em Londres à mais de duas decadas, e é até a data actual, um dos principias impulsionadores do desporto comunitario angolano no Reino Unido. Fundou o clube Kwanzas do Leste de Londres e é também o presidente da associação Solidariedade (Membro da CAARU).
Segundo Sack Santos & Lito Brandão, o projecto de homenagear as lendas do desporto nacional, teve início a
quatro anos atrás, quando o desportista Lito, decidiu por via da sua página do Facebook, publicar fotos e histórias de grandes vedetas do desporto nacional, que sem documenta-los, corriam o risco de serem eternamente esquecidas. Pouco tempo depois das primeiras publicações, Sack Santos entra em contacto com Lito, e de forma natural, ambos decidiram trabalhar juntos no projecto. Essa iniciativa que havia começado no Facebook, começou a ganhar muitos seguidores, maioritariamente, admiradores do desporto nacional que insistentemente, encorajaram ambos os desportistas Lito & Sack a documentarem as suas publicações num livro.
A ideia do livro foi ganhando raíz, mas foi a quatro anos atrás que o processo de investigação dos dados do desporto nacional começou. Depois de muita dedicação, trabalho arduo e rigor, os dois desportistas, finalizaram a primeira edição do livro, maioritariamente por conta própria e com algumas contribuições de amigos, famíliares e de alguns admiradores.
Não há dúvidas de que a obra é de grande valor histórico do desporto nacional. A obra foi no mês passado apresentado em Angola e contou com a presença de várias lendas citadas no livro, como o Jean Jeacques da Conceição, Akwa, e de vários outros nomes que orgulharam os angolanos em tempos idos.
O Embaixador Angolano e a Cônsul Geral de Angola no Reino Unido, tiveram a honra de receber uma cópia, dos primeiros exemplares do livro que chegaram em Londres, para o lançamento, ainda com data a ser anunciada oportunamente.
O lançamento conta com o apoio da Confederação das Associações Angolanas no Reino Unido que anunciará em tempo oportuno a data e o local da cerimônia.
De relembrar, que este é a primeira obra literária dessa dimensão, que faz homenagens às grandes glórias do desporto angolano.