Newcastle vibrou com festival gastronômico angolano, em alusão ao Dia da Comunidade Angolana no Reino Unido
A Comunidade angolana de Newcastle, reafirmou no passado Domingo, 9 de Julho, o seu compromisso com o projecto de unidade comunitária e promoção da angolanidade na sociedade britânica, realizando o festival da gastronomia em alusão ao 27 de Junho, dia da comunidade angolana no Reino Unido. O acto foi realizado no bairro Byker na cidade de Newcastle, e compareceram mais de 220 pessoas, entre angolanos, palopes, caraíbas, inlgeses, indianos e polacos.
Uma delegação da CAARU viajou de Londres à Newcastle no Domingo dia 9 de Julho, para testemunhar o acto. Fizeram parte da delegação o presidente da CAARU, José Gomes (Utola), o vice-presidente da CAARU, Esmael Cambolo e a Secretária para as finanças, Joaquina Carlos. A delegação foi recebida por membros da direcção da ASSANI, associação angolana local, por membros da comunidade envolvidos na organização como a Secretaria Nsimba Azayela, membro da Direccao da CAARU local.
Barracas, recheadas de gastronomia angolana, foram erguidas no LWARENCE PARK em Byker. A ASSANI exibiu na sua barraca, os principais pratos típicos de Angola assim como o (funge, kizaka, fúmbua, peito alto, pinchos, peixe frito, feijão de óleo de palma) à preço acessível. A cozinha da ASSANI teve o toque mágico da já conhecida chef Madó.
Empresários, desportistas, trabalhadores, figuras da comunidade e agentes culturais e comunitários, tiveram os seus feiros reconhecidos.
Madalena Gomes (na foto acima) ou Chef Madó (como é conhecida) é empresária, do sector da restauração e tal como muitos, a empresária não fingiu a sua alegria, que ficou bem demonstrado pelo sorriso largo que soltou.
“Nós iremos continuar a incentivar todos os que fazem alguma coisa, para não desistirem dos seus sonhos e a continuarem a orgulhar a nossa comunidade. Todos nós nos conhecemos e sabemos quem participa, e quem na sua vida pessoal e familiar, desempenha um papel que dá-nos à todos orgulho” – Disse a Zwela Press a presidente da ASSANI, Celma Da Silva.
Nelson Filipe, uma figura emblemática da comunidade angolana da cidade de Newcastle (no meio de duas grandes mulheres angolanas), foi o mais aplaudido naquela tarde de Domingo, a comunidade gritou em uníssono “Nelson, Nelson, Nelson”, quando este recebia, o certificado de “Angolan community representative”, uma verdadeira demonstração de respeito e carinho que a comunidade, tem pelo grande Nelson.
A Cantora Dercia Costa recebeu um certificado de Mérito e reconhecimento de Cantora. Dercia Costa iniciou sua carreira musical em Angola, mas reside em Newcastle já há alguns anos.
Toda as pessoas que tiveram os seus feitos reconhecidos, foram sugeridas por membros da comunidade para constarem numa lista de categorias. Na categoria de melhor trabalhador da comunidade, o Sr Luís Da Silva (Chef de cozinha no restaurante Wagamama), foi o vencedor. Essa categoria, demonstra o quanto os membros da comunidade angolana em Newcastle, conhecem-se uns aos outros.
As criançcas, estiveram também no centro das atenções, a família Graça Motas lideraram a lista dos reconhecidos. Kendra Graça Mota foi reconhecida com o certificado Menina de Ouro Girl Football. Kendra é atleta da modalidade infantil feminina em futebol. Já os seus primos Nathan e Ryan Graça Mota receberam o mesmo mérito na modalidade infantil masculina em futebol. O outro que voltou a ser reconhecido este ano, foi o menino Reley Graça Mota, Riley recebeu uma medalha e um diploma de mérito.
Foram reconhecidos também os seguintes meninos: Destiny Monteiro, Tercio Rosa, Josimar Gonçalves e Gildo Viune, todos eles receberam certificados na modalidade de futebol.
A ASSANI também reconheceu a cientista angolana Teresa Matoso Victor, a cidadã angolana que foi recentemente reconhecida como uma das melhores do mundo pela instituição AstraAsia. Ela é doutora em Engenharia Química pela Universidade de Newcastle e actualmente é professora sênior de Engenharia Química no ISPTEC, em Luanda. ASSANI, reconhece os triunfos da cientista angolana como representade de quadros proveniente da comunidade angolana em Newcastle.
A Direcção da ASSANI, promete voltar a realizar um evento mais robusto no proximo ano em alusão a celebração do Dia da Comunidade Angolana no Reino Unido.
O presidente da CAARU que esteve na actividade, deu saldo positivo à ASSANI e apela as outras províncias no Reino a celebrarem o Dia da Comunidade com eventos que promovam a Angolanidade na sociedade britânica.