a
Latest News
InícioAngola - NotíciasA notícia da SIC sobre os meninos de Kassange, segundo apuramentos feitos, é fake News

A notícia da SIC sobre os meninos de Kassange, segundo apuramentos feitos, é fake News

A notícia da SIC sobre os meninos de Kassange, segundo apuramentos feitos, é fake News

A sociedade angolana foi recentemente surpreendida com uma chocante notícia que dava a conhecer sobre a existência de um bairro de lata supostamente localizado nas imediações de Kassanje numa das periferias da cidade de Luanda, onde, segundo o que foi reportado pelo canal de TV português SIC, residiam nele, cerca de 200 crianças a beira da morte por causa da má nutrição extrema. A reportagem que ficou conhecida por “Os meninos de Kassanje, chocou-nos a todos” o que levou-nos a criticar o governo angolano pela forma debilitada em que estavam  aquelas crianças apresentadas no vídeo – Disse o jornalista da Mwangolé TV, Master Ngola Nvunji em Londres.

Segundo a reportagem da SIC, o apelo estava a ser feito pela associação Um Pedacinho do Céu, representados por Helder Silva um angolano residente em Luanda – Helder foi também o responsável pela produção das imagens que chegaram a SIC, outra pessoa é a responsável e fundadora da mesma associação, a Sra Fátima Date, que fala na reportagem da SIC com sotaque brazileiro; ela é residente em Portugal. Foi a Sra Fátima que fez chegar às imagens à SIC TV. A SIC, revelou que ambos os representantes da associação, não quiseram revelar a localização exacta do referido bairro de lata, o que fez com que a veracidade da informação fosse questionada, mas a SIC não se importou com esse detalhe.

Os órgãos de informação alternativos (com plataformas online) e a sociedade civil por via das redes sociais, chocados pelo teor das imagens que a SIC exibiu, criticaram o governo de Angola por permitir que uma situação como aquela acontecesse chegando aos níveis que chegaram.

Dias depois, a verdade veio a tona, pois afinal, tudo não passa de um FAKE NEWS. A Mwangolê TV, que também publicou uma reportagem na sua rubrica/programa ENTRE NÓS, decidiu fazer outra reportagem para informar sobre a veracidade da informação publicada pela SIC TV. Master Ngola Nvunji, reconheceu que não se deve apenas criticar e que é correcto também reconhecer quando se está em falha, e neste caso, a crítica feita ao governo sobre a reportagem, não foi merecida – disse Master Ngola Nvunji.

Veja a reportagem:

Nao guarde só pra si, compartilhe...
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x