Associações angolanas no Canada, discutiram hoje, sobre a constituição de uma Confederação de Associações
A iniciativa foi do empresário e líder comunitário Francisco Imperial, proprietário da empresa e marca Dabanda e membro fundador da organização VAD. O Canada é um país onde vivem muitos angolanos que residem em várias cidades daquele país do continente norte americano.
Francisco Imperial, convidou várias associações para a apresentação do projecto. O encontro foi realizado na plataforma Zoom e teve como convidado especial, o Presidente da Confederação das Associações Angolanas no Reino Unido José Gomes (Utola), que falou sobre a sua experiência no processo da constituição da CAARU.
Outro convidado especial foi o senhor Muma Makondekwa Coordenador Admnistrativo da VAD (Voz dos Angolanos na Diáspora) que também emprestou o seu saber.
Os líderes associativos elogiaram a iniciativa, apresentaram sugestões construitivas que no final resultou num sentimento optimista sobre o projecto.
O presidente da CAARU, informou, que a comunidade angolana de Canada, terá todo apoio da CAARU, no processo da constituição da CAAC – Confederação das Associações Angolanas no Canada.
Estiveram presentes no encontro as seguintes individualidades:
Associação Angolana de British Columbia – Ulysses Lima (Presidente), Adelina Daniel (Sec & Tisoureira)
Comunidade Angolana de Montreal – Nilton Mendes (Secretário Geral), Rafa Pungue (Consultor),
Western Canadian Angolan Society – Francisco Fwala (Presidente)
Comunidade Angolana em Hamilton – Esperança (Presidente)
Da comunidade angolana de Ottawa, participaram – Acenario Manuel, Plácido Makosso e Alceu Moreira.
A criação de uma comissão instaladora, será o proximo passo do processo da constituição da CAAC e a Zwela Press irá acompanhar, todo processo da sua constituição.