Clube de veteranos Grupo Desportivo de Inglaterra, ocupou o décimo primeiro lugar na 30ª edição do torneio de Santeirim em Portugal
O Torneio do Santeirim, é um Torneio de Veteranos que se realiza anualmente em solo português. Este ano, realizou-se a 30ª edição do torneio internacional de futebol, que contou com a presença e participação de 12 clubes.
Este grande evento tem sido um motor de união entre comunidades, num convívio involvente, saudável, de amizade e de Solidariedade. Trata-se de um marco histórico nesta região, onde durante 4 dias as equipas celebram a paixão pelo futebol.
Os jogos tiveram a duração de 50 minutos, repartidos em 25 minutos em cada parte e um intervalo de 5 minutos, sendo que, as substituições por regras da competição, são livres. Neste ano, estiveram presentes equipas de Cabo-Verde, França, Angola (Huíla, Huambo, Lobito, Luanda com os Kambas do Prenda, Praia do Bispo) e Portugal. O Torneio teve inicio no dia 16 de Maio e terminou no dia 19 de Maio. A comunidade angolana de Inglaterra fez-se presente com o Grupo Desportivo da Inglaterra, com a sua segunda participação, tendo participado a primeira vez no ano passado, com uma caravana composta por 23 elementos.
Este ano, o desportista Napoleão Brandão (Lito) presidente e chefe da caravana, contou com os seguintes elementos: Gika Brandão dirigente financeiro e jogador, Cadú Teixeira delegado aos jogos, Orlando Lopes treinador e Guarda-Redes, Didi Cabral treinador e jogador, e os seguintes jogadores: Poly Inácio, Sony Brandão, Toy Nunda, Tony Branco, Adílio, Karrampa, Manucho Alves, Tony Cabulo, Zemi Aleixo, Wado Brandão, Jack Jajão, Jaco Bravo da Rosa, Maninho Bravo da Rosa, Vitó Cardoso, Hélder Punco, Tara Rasta, Divua e Adilson Lopes.
Na 5-feira passada, por volta das 17:30 mins, o Grupo Desportivo de Inglaterra, jogou contra a equipa do Lobito, e os dois clubes empataram a uma bola (1 – 1).
Na 6-feira, pelas 11:00 o Grupo Desportivo de Inglaterra perdeu com a equipa do Huambo por três bolas a zero (3 -0).
No período da tarde as 17:00 O Desportivo de Inglaterra, voltou a perder contra a UVA – União Veteranos de Almeirim, igualmente por três bolas a zero (3 -0).
No sábado de manhã pelas 11:00 o clube de Inglaterra voltou a perder contra os Kambas do Prenda por duas bolas a zero (2 – 0) e no período da tarde, venceu a Huíla por três boas a zero (3 – 0).
Com estes resultados, o Grupo Desportivo de Inglaterra, ficou em décimo primeiro lugar. A final do Torneio foi desputada entre a equipa do Huambo e a equipa Francesa, com victória merecida da euipa do Huambo por cinco bolas a zero (5 – 0). O elenco do planalto central de Angola, mostrou-se superior, justificando a goleada contra a equipa, proveniente de França.
O Torneio voltará a acontecer no proximo ano.
O presidente da CAARU – Confederação das Associações Angolanas & Secretário do MOVANGOLA no Reino Unido José Gomes (Utola), parabeniza a participação honrosa dos veteranos de Inglaterra e promete fazer parte da caravana no proximo torneio.
O desporto, une as comunidades, e enaltece o espirito competetivo e de festa. Os veteranos que foram a Portugal representar a nossa comunidade de Inglaterra, merecem o nosso apoio, onde for possível. Vamos torcer por melhores resultados no proximo torneio. À todos veteranos, endereço os meus parabéns e prometo no proximo torneio, acompanhar a proxima caravana.
Palavras de José Gomes (Utola), Presidente da CAARU & Secretário do MOVANGOLA no Reino Unido.