a
Latest News
InícioAngolanos no Reino UnidoComunidade angolana no Reino Unido deu o último adeus a Leandro Suraj

Comunidade angolana no Reino Unido deu o último adeus a Leandro Suraj

Comunidade angolana no Reino Unido deu o último adeus a Leandro Suraj

Num dia em que as previsões apontavam chuva na cidade de Londres, as nuvens abriram-se, tornando o céu azul apesar de um pouco nublado. As nuvens pareciam que nos estavam a dizer algo.

Amigos e familiares, juntaram-se para honrar a memória do filho tio Tó Diogo e da tia Madalena Diogo. Leandro Suraj de Andrade Diogo, faleceu em Luanda no dia 16 de Abril de 2021, por doença. Os restos mortais de Lee (como era conhecido por muitos), foram trasladados para Londres, a cidade que o viu crescer, onde se formou e onde residem os seus pais e irmãos.

Apesar das restrições sanitárias no Reino Unido por conta do Covid 19, que permitem apenas até 30 pessoas em cada cerimônia fúnebre, a vontade de acompanhar o Lee até a sua última morada, não impediu que mais de 100 pessoas acompanhassem o cortejo fúnebre.

Tia Madalena chorou pela perda do seu filho, tão igual ao modo que choram as nossas mamães lá na nossa terra; relembrando-se de como o filho dizia certas coisas a ela. A dor de perda de uma mãe inconsolável, fez com que lágrimas caíssem de olhos de muitos que ali estavam – contagiados pelos choros de quem muito ama o filho que perdeu.

Os amigos e familiares que não poderam estar presentes por razões várias, acompanharam a cerimônia via Zoom. Estiveram a assistir a cerimônia, mais de 200 pessoas.

O Vice Presidente da Confederação das Associações Angolanas no Reino Unido, José Gomes (Utola), disse a Zwela Press que a comunidade angolana no geral, perdeu um jovem, um compatriota, que teve um percurso de vida exemplar na adolescência e na fase jovem/adulta. José Gomes (Utola), disse também que o facto de Leandro Suraj, ter tido uma visão e talento para começar a impreender na adolescência, demonstra a sua audácia, inteligência e faz-o entrar na história, da comunidade angolana no Reino Unido, como um verdadeiro compatriota, visionário de sucesso e um exemplo a ser seguido, pelos jovens angolanos aqui residentes.

Suraj é conhecido por ter sido o primeiro barbeiro angolano em East London. Depois de concluir a sua formação, abraçou o desafio de ir para Angola contratado pela BP – British Petroleum. Concluiu dois mestrados, na Escócia e na Holanda e em Angola, constitui uma empresa no Sector das Pescas e uma padaria.

Nao guarde só pra si, compartilhe...
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x