Comunidade angolana no Reino Unido deu o último adeus ao Tio Voto Brandão
Na passada Quarta-feira, 14 de Fevereiro, pelas 11 horas da manhã, a comunidade angolana da cidade de Londres no Reino Unido, fez-se presente em grande número, no acto fúnebre do Malogrado ancião Antônio Brandão, de 82 anos de idade, nascido aos 05 de Setembro de 1941, no município de Cazengo, província do Kwanza Norte.
O Malogrado, faleceu no dia 27 de Janeiro de 2024 por doença. Fez os seus estudos primários na cidade de N’Dalatando e jogou futebol no final dos anos 50, como juvenil e júnior, no Clube Ferroviário de Angola, interrompendo prematuramente a sua carreira, devido a uma grave lesão no joelho. Este amor pelo futebol, foi passado para os filhos muito deles tornaram-se grandes vedetas no futebol nacional em Angola.
Tio Voto, como era carinhosamente tratado pelos mais chegados, deixa sua esposa Francisca da Piedade Brandão “Tia Morena” anciã de 85 anos de idade, com quem era casado, 10 filhos entre os quais 7 rapazes e 3 meninas, 21 netos e 5 bisnetos.
Cumpriu o serviço militar obrigatório de 1962 a 1966, na capital angolana, tendo sido colocado no Hospital Militar de Luanda, como enfermeiro, curso que concluiu antes de ter ingressado na tropa colonial portuguesa, onde atingiu o grau de sargento.
Entre os filhos, Lito Brandão, é o mais destacado ao serviço da comunidade angolana no Reino Unido, pelos seus feitos como promotor de desporto comunitário, é fundador de uma das mais antigas equipas de futebol da comunidade angolana em Londres “Os Kwanzas”. Lito Brandão, é também Co-autor do prestigioso livro “Homenagem às glórias do passado do nosso desporto”
A cerimónia fúnebre, teve início na Igreja St Anne no destrito de Whitechapel, seguindo depois para o Cemitério de Manor Park onde o corpo do Malogrado, foi Cremado.
O acto, contou com a presença de um grande número de cidadãos da comunidade angolana radicados no Reino Unido e de figuras de destaque da comunidade entre os quais, O chefe da Missão Diplomatica angolana, o Embaixador Geraldo Sachipengo Nunda, a Cônsul Geral de Angola Luzia Maria Dias Dos Santos, O Vice – Cônsul para as comunidades e sua esposa Alberto & Odeth França, o Presidente da Confederação das Associações Angolanas no Reino Unido José Gomes “Utola”, o ex Presidente da UARU Miguel Neto, o Presidente Interino da UARU Tomás Mendes, a 1ª Sec do MPLA no Reino Unido Luzia Pereira, e a 1ª Sec da OMA Graça Dias.
Compareceram também vários actores culturais, nomeadamente, o DJ Joca
Moreno, o promotor de eventos Chiquinho Bamba e muitas outras figuras da comunidade.
A família do Malogrado, endereçou uma nota de agradecimento, à todos que duma forma directa ou indirecta, prestaram apoio à família, neste momento de dor e luto.