a
Latest News
InícioAngolanos no Reino UnidoComunidades angolanas na diáspora realizam encontro sobre a proteção de menores afro-descendentes noutras comunidades

Comunidades angolanas na diáspora realizam encontro sobre a proteção de menores afro-descendentes noutras comunidades

Comunidades angolanas na diáspora realizam encontro sobre a proteção de menores afro-descendentes noutras comunidades

A CAARU – Confederação das Associações Angolanas no Reino Unido e a VAD – Voz dos Angolanos na Diáspora, realizam amanhã, dia 18 de Fevereiro pelas 18:00 horas, horas do Reino Unido, um encontro na plataforma Zoom, sobre a proteção de menores afro-descendentes noutras comunidades.

O encontro com as comunidades foi sugerido pelo Secretário Geral da CAARU Esmael Cambolo, depois que um vídeo tornou-se viral, nas redes sociais, onde uma adolescente afro-descendente é vista a ser física e brutalmente agredida por um gang de mais de cinco adolescentes caucasianos, que recebiam incentivo contínuo de uma senhora adulta, quando as crianças saiam de uma escola no distrito de Kent, arredores da cidade Londres. Alguns adultos, incluindo profissionais do colégio Thomas Knyvett testemunharam o acto e nada fizeram para prevenir que o pior acontecesse.

A polícia prendeu os envolvidos entre os quais uma menina de 10 anos de idade e um homem de 43 anos de idade.

A notícia chocou todas as comunidades afro-descendentes no Reino Unido e fora do Reino Unido.

Apesar do evento ter sido testemunhado pelo director do Colégio, que pôs-se a separar as adolescentes só no final da luta (acto que o fez merecer muitas críticas), o Colégio Thomas Knyvett, demarca-se da situação, sugerindo, tratar-se de um incidente isolado e que não ocorreu dentro do perímetro escolar.

A Polícia de Kent, apela a sociedade à não fazer partilha das imagens, enquanto as investigações continuam.

Numa reunião realizada pela direção da CAARU, uma das questões que foi analisada, foi o facto de muitos pais afro-descendentes, decidirem mudar-se para zonas predominantemente habitadas por apenas um grupo racial. A causa que leva várias familias afro-descendentes, a decisão de mudarem-se, para zonas predominantemente causasianas, prende-se também pelo facto de, o nível de crimes fatais envolvendo adolescentes e jovens afro-descendentes, tem crescido a níveis que aparentam estar fora do control das autoridades, nas grandes cidades, aquelas consideradas cosmopolitas. Para muitos desses pais, mudarem-se para fora das grandes cidades pode ser uma boa solução.

A pergunta que agora os líderes comunitários se colocam é, se de facto a ideia de se mudar para zonas onde não existem uma presença notável de minorias étnicas é ou não mais seguro para as famílias provenientes de minorias étnicas.

A VAD – Voz dos Angolanos na Diáspora, com sede no Estados Unidos de América, sugeriu a Direcção da CAARU, uma discussão sobre o tema, com inclusão de outras comunidades de angolanos na diáspora.

O encontro, vai se realizar amanhã dia 18 de Fevereiro de 2023, às 18:00 o Reino Unido (19:00 horas em Angola).

Nao guarde só pra si, compartilhe...
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x