Mulheres com deficiência sobem a pista de desfile de moda inclusivo na República dos Camarões
Uma noite como nenhuma outra e para nunca esquecer. Camarões se alistou entre as nações do mundo que hospedam programas de moda para pessoas com deficiências.
O primeiro desfile de moda para mulheres portadoras de deficiência denominado "Access2019” aconteceu em Yaoundé, a capital do país, com mais de uma dúzia de mulheres provando que “a incapacidade não é incapacidade”.
Organizada pelo Sisterspeak237, uma organização não governamental da conceituada jornalista Comfort Mussa, vencedora de vários prêmios e ativista dos direitos das mulheres, a cerimônia, segundo seus organizadores, busca defender a inclusão social e a mudança de como as pessoas com deficiência são vistas e tratadas.
As jovens mulheres portadoras de deficiência, brilhando de sorrisos, deslumbraram a pista no dia 30 de Março, ganhando merecidos aplausos estrondosos de um mar de espectadores que fizeram-se presentes para testemunhar a história sendo feita.
"O acesso nasceu do desejo de ampliar as vozes das mulheres com deficiência e torná-las mais visíveis … Estamos usando de forma criativa para amplificar as vozes das mulheres com deficiência sobre as questões mais importantes", disse Comfort Mussa, acrescentando que “ usarão a pista para contar de forma criativa suas histórias e nos dizer como podemos tornar o mundo um espaço melhor / mais seguro para todas as mulheres ”.
Dias depois, o desfile ganhou elogios em todo o país e comentarios positivos de aprovação, com pedidos de para que seus organizadores o fizessem um evento anual.
De acordo com o Ministério dos Assuntos Sociais, as mulheres com deficiência são muitas vezes excluídas das iniciativas convencionais, forçando-as a sentirem-se invisíveis e inauditas.
Com a indústria da moda considerada uma área proibida, espera-se que o # Access2019 mude a narrativa nos Camarões e na África Subsaariana.