DISCURSO DO EMBAIXADOR DE ANGOLA NO REINO UNIDO DA GRÃ-BRETANHA E IRLANDA DO NORTE, GERALDO SACHIPENGO NUNDA
DISCURSO DO EMBAIXADOR DE ANGOLA NO REINO UNIDO DA GRÃ-BRETANHA E IRLANDA DO NORTE, GERALDO SACHIPENGO NUNDA, POR OCASIÃO DAS COMEMORAÇÕES DO 48º ANIVERSÁRIOS DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL, 11 DE NOVEMBRO, 2023
Senhor Tenente-General Gildo Santos, Inspector-Geral Adjunto da Defesa Nacional
Senhora Dra. Luzia Maria Dias dos Santos, Cônsul Geral da República de Angola em Londres
Senhor Ministro Conselheiro Anércio Sacramento da Silva Cadete
Senhoras e Senhores Membros da Missão Diplomática da República de Angola no Reino Unido e do Consulado Geral da República de Angola em Londres
Senhoras e Senhores da Administração da Sonangol UK
Senhores Representantes dos Partidos Políticos com assento na Assembleia Nacional da República de Angola
Distintos Senhores Presidentes das Associações e destacados Membros da Comunidade de Angolanos no Reino Unido e Irlanda
Respeitáveis Dirigentes Eclesiásticos
Ilustres Convidados!
Caros compatriotas!
Bom dia a todos e muito obrigado por se fazerem presentes neste evento, no Dia da nossa Independência, que comemoramos neste 48º aniversário sob o lema: UNIDOS PELO DESENVOLVIMENTO DE ANGOLA.
Neste 11 de Novembro, enquanto nos encontramos longe da nossa terra natal, Angola, é crucial lembrarmo-nos do significado deste dia. Hoje, celebramos não apenas a independência política de Angola, mas também a nossa identidade, a nossa cultura e acima de tudo os nossos valores compartilhados, como o respeito pelos nossos antepassados, a resiliência perante as adversidades, o bem fazer e o fazer bem, entre tantos outros.
Ao olhar para a nossa história, rica e complexa, somos lembrados das palavras do nosso ilustre poeta maior, Dr. António Agostinho Neto, que disse: “a luta continua e a vitória é certa”. Estas palavras ecoam não apenas o passado, na luta pela nossa independência, mas também o nosso presente e o futuro que desejamos construir. A luta nos orienta para um futuro onde cada angolano, independentemente de onde esteja, contribui para a grandeza e desenvolvimento da nossa Nação.
Ontem, dia 10 de Outubro foi inaugurado, por Sua Excelência Presidente João Lourenço, o novo aeroporto da cidade de Luanda, o Aeroporto Dr. António Agostinho Neto, cujo projeto foi aprovado em Conselho de Ministros, em 1997, sob a Presidência do Engenheiro José Eduardo dos Santos, tendo sido iniciada a sua construção em 2005. Ontem, tornou-se uma realidade e um marco da resiliência dos Angolanos.
Excelentíssimas
Senhoras e Senhores
O desenvolvimento, como bem afirmou o economista Amartya Sen, é “a expansão das liberdades reais que as pessoas desfrutam”. E enquanto Nação, temos trilhado esse caminho, com imensos desafios, mas também com muitas conquistas. O nosso desenvolvimento não deve apenas ser medido por números, mas pelo bem-estar, pelas manifestações culturais, e pelo diferenciador espírito colectivo de todos os angolanos.
Vivendo em terras britânicas, nós, angolanos, temos uma oportunidade única. Estamos expostos a diferentes culturas, conhecimentos muito mais especializados, técnicas mais avançadas e experiências que a maior parte dos nossos compatriotas não usufrui, contudo é crucial que mantenhamos viva a chama da nossa identidade enquanto angolanos. A nossa identidade é Angola, o nosso povo e a nossa herança, entre as quais se destacam as nossas línguas, as nossas canções, a nossa comida variada e, sobretudo a nossa história.
Por isso, convido cada um de vocês a colocar os seus talentos e habilidades ao serviço do bem comum, ao serviço da nossa Pátria, seja na ciência, nas artes, na economia, na educação, no empreendedorismo, na filantropia e porque não na crítica que aponta os erros e também sugere as soluções, pois, cada contribuição, por menor que seja, tem o poder de impactar o nosso país e elevá-lo a novas alturas.
Deixo-vos com uma reflexão do humanista Mahatma Gandhi: “O melhor modo de encontrar a si mesmo é se perder a serviço dos outros”. Que possamos, juntos, nos perdermos e nos encontrarmos ao serviço da nossa amada Pátria Mãe Angola, garantindo que as futuras gerações herdem um país de progresso, unidade e orgulho de sermos nós mesmos.
Que a nossa geração e da juventude actual eleve para outros níveis o acesso de todos à segurança, à alimentação, à saúde, à educação, à habitação, a um bom emprego, à justiça, numa palavra ao bem-estar de todos os Angolanos e não deixar ninguém para atrás.
Não quero terminar, sem uma palavra de agradecimento à Comissão que preparou este evento, que sob a direção do Sr. Ministro Conselheiro Anércio Cadete, juntou a Embaixada, o Consulado Geral, a Sonangol UK e os Líderes e Membros das Associações Angolanas, presentes no Reino Unido, bem como as contribuições monetárias, que permitiram que possamos, com solenidade, mas também em festa, comemorar o nosso dia neste lugar.
Viva Angola! Viva a nossa comunidade aqui no Reino Unido! E que juntos, possamos construir uma Nação cada vez mais forte, unida e próspera.
Que Deus dê a sua benção a todos nós e às nossas famílias!
Muito obrigado e um bom dia da Independência do nosso País.