Inglaterra – Uso de Máscaras e apresentação do certificado de Covid, deixa de ser obrigatório
Na Quinta feira o Governo de Boris Johnson irá decretar o fim de algumas restrições sanitárias obrigatórias até então, usadas como medidas para combater a Covid 19…
~Nzuze Utola
As medidas do Plano B da Inglaterra devem terminar a partir da próxima quinta-feira, o que quer dizer que já não será obrigatório o uso de máscaras em locais públicos nem a apresentação de certificados de vacina da Covid, em eventos de grande concentração pública (discotecas, estádios de futebol etc) anunciou o primeiro ministro britânico Boris Johnson.
O primeiro-ministro, disse também que o governo terminará com o regime de trabalho domiciliar, o que quer dizer que os funcionários poderão voltar para o regime normal de trabalho (nos escritórios e etc).
Boris Johnson disse também que a Inglaterra irá voltar para o plano A, porque os cidadãos responderam positivamente a campanha de vacinação das novas doses extras (conhecidas por boosters), o primeiro ministro considera ter sido um sucesso a implementação do plano B.
Falando para os parlamentares, Boris assegurou que os cientistas acreditam que a onda da variante Omicron atingiu o pico nacional.
Em uma declaração aos deputados na Câmara dos Comuns, o primeiro-ministro continuando disse:
- Os certificados obrigatórios da Covid para entrar em discotecas e grandes eventos deixam de ser uma obrigatoriedade, embora as organizações possam optar por usar o passe Covid do NHS (Instituição nacional de Saúde pública) se desejarem.
- As pessoas não seriam mais aconselhadas a trabalhar em casa e podem concertar o retorno aos escritórios com os empregadores
- As máscaras faciais não serão mais obrigatórias, embora as pessoas ainda sejam aconselhadas a usa-las em espaços fechados ou lotados e quando na presença de estranhos
- A partir de quinta-feira, os alunos do ensino médio não terão mais que usar máscaras nas salas de aula e as orientações do governo sobre seu uso em áreas comuns serão removidas
Boris Johnson também disse que o governo pretende acabar com a exigência legal de auto-isolamento de pessoas com resultados positivo de Covid – e substituí-lo por serviços de aconselhamentos e orientações.
Os regulamentos atuais sobre o auto-isolamento terminam no dia 24 de Março. Johnson disse que não espera renová-los – mas sugeriu que a data poderia ser antecipada se novos dados permitirem. Johnson também disse que o secretário de Saúde, Sajid Javid, estabelecerá “nos próximos dias” planos para aliviar restrições às visitas domiciliares para Inglaterra.