Londres – Nasceu o projecto associativo, União dos angolanos no Reino Unido
Fonte: Zwelapress.com
Londres – Foi constituída no Sábado passado, dia 31 de Julho, em Vauxhall-Londres, a Comissão Instaladora da Associação União dos Angolanos no Reino Unido.
O encontro contou com a participação de cerca de três dezenas de cidadãos angolanos.
Esteve presente no encontro como convidado, o Vice Presidente da CAARU – Confederação das Associações Angolanas no Reino Unido o Sr. José Utola em representação da direção da CAARU. Utola, felicitou os mentores do projecto pela grande iniciativa e teceu algumas palavras de encorajamento.
“O grupo está bastante animado e isso é um bom sinal, encorajo a todos a participarem e a apoiarem, arregassemos as mangas, porque a comunidade necessita de uma verdadeira união e eu sinto isso nessa sala” – afirmou Utola.
São actualmente, membros da Comissão Instaladora as seguintes personalidades:
- José Vaz dos Santos Neto
- Miguel José Dombala
- Manuel Panda
- Thomas Pedro Da Cruz Mendes
- Cláudio João Serrao
- Miguel Francisco Neto
Miguel Francisco Neto, é o Coordenador da Comissão Instaladora. No seu curto discurso, definiu que, a futura associação, irá focar-se na promoção de duas coisas importantes, o Amor e a União entre os angolanos no Reino Unido.
“Para dar um pouco de contexto à aqueles que não sabem aonde partiu a ideia deste encontro, tudo começou aquando da morte do nosso amigo e irmão Kota Kado como era chamado. Sentimos a necessidade
de continuarmos unidos.
Como consequência usamos o mesmo grupo que apoiou as exéquias fúnebres do Kota Kado e criamos o grupo da União. Em conversa com mais pessoas que também encontram-se aqui nesta sala decidimos manter está união. Então surgiu a ideia de termos uma associação dos Angolanos no Reino Unido mesmo sabendo que já existem outras associações” – disse o Coordenador da Comissão Instaladora.
Durante a reunião, Sra Odeth Gomes pediu a palavra para deixar uma sugestão – “Eu acho que a comissão Instaladora que acaba de ser constituída, está muito masculina, sugiro que insiram algumas mulheres no grupo” – Sugestão que mereceu muitos aplausos dos presentes. Tomás Mendes, membro da Comissão Instaladora, disse que a sugestão foi anotada e que a sua Comissão irá olhar para essa questão.
O Coordenador da Comissão Instaladora pediu ao Vice Presidente da CAARU para fazer o corte do bolo que simboliza o nascer da futura da associação.
No final, todos foram brindados, com um momento de confraternização com comes e bebes e que contou com a participação musical do cantor angolano NVulinho Quissua que interpretou dois temas do seu repertório.