Nandinho Semedo e a promoção do semba no Reino Unido
O cantor e compositor angolano, Nandinho Semedo, afirmou que está em condições de ajudar a promover a Música Popular Angolana, em particular o semba, no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.
Nandinho Semedo, que vive em Londres desde 2005, foi recebido em audiência nesta quarta-feira, em Luanda, pelo ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato.
Em 27 de Junho passado, o cantor recebeu da CAARU, Confederação das Associações dos Angolanos no Reino Unido, o troféu que o consagrou “filho do semba no Reino Unido”.
Sentada Musical
Criada em 2019, em Londres, pelos cantores Nandinho Semedo e Filipe Santos, Sentada Musical é uma banda multicultural que aposta na execução e na promoção da música angolana. A banda integra vários artistas baseados em Londres, com destaque a Armstrong (saxofone, Angola), Cristiano (trompete, Brasil), Dhezy (piano, Angola), Óscar (baixo, Angola), Samu Wango (baixo e teclado, Angola), Guy (bateria, Angola), Amândio Duarte e Simba Wilson (percussão, Angola), Filipe Santos (guitarra, Angola), Nayli (coros, Martinica), Ângelo Tela Simão (produtor e agente, Angola) e Nuno Ricardo (técnico de som, Portugal).
Perfil do cantor
Nandinho Semedo nasceu em Benguela em 1986. Em 1992 foi para Portugal viver com os pais, e mais tarde inseriu-se na arte como bailarino com a criação do grupo de Kuduro “Canucos da Banda”. Em 2001, inicia a sua corrida por uma carreira a solo, recebe um convite do músico e produtor Ciro Cruz para fazer parte de um projecto intitulado “SPEED”, onde musicou o tema “A dança do tio Ali”, tornando-se o sucesso do disco. Em 2004 lançou a sua primeira obra discográfica, intitulada “Só vive quem pode”. “A razão do povo” foi o segundo álbum apresentado em 2010, e o terceiro álbum intitulado o “Regresso” está no mercado desde 2016 com o carimbo da sua produtora Intimidade Eventos. O cantor partilhou diferentes palcos da Europa com vários artistas internacionais, com destaque a Vanessa da Mata, Alexandre Pires, Sara Tavares, e outros. Em 12 de Agosto deste ano, Nandinho Semedo, lançou o vídeoclipe da música “Famoso Dadão”, que chegou a cantar em dueto com Carlos Burity, falecido no dia 12 de Agosto de 2020, e que visa homenagear o cantor de “Tona Caxi”.