a
Latest News
InícioUncategorisedA Comissão Instaladora para a Criação da Confederação das Associações angolanas no Reino Unido, não pretende liderar a Confederação após a sua constituição.

A Comissão Instaladora para a Criação da Confederação das Associações angolanas no Reino Unido, não pretende liderar a Confederação após a sua constituição.

A Comissão Instaladora para a Criação da Confederação das Associações angolanas no Reino Unido, não pretende liderar a Confederação após a sua constituição.

A informação foi confirmada pelo coordenador da comissão Instaladora José Gomes (Nzuze Utola) à Zwela Press, sem adiantar ou sustentar qualquer razão para o efeito.

De relembrar que a mesma comissão, foi constituida no dia 27 de Outubro de 2018 e recentemente, fez a apresentação do balanço das suas actividades no acto das comemorações do dia da Paz que decorreu na cidade de Coventry em Inglaterra. Porém, está ainda prevista no cronograma de actividades da comissão, a realização da Assembleia Geral, no dia 29 de Junho de 2019.

O trabalho da Comissão Instaladora circunscreve-se nas seguintes linhas:

a) Criar as estruturas de base.

b) Elaborar projectos da confederação.

c) Criar mecanismos documentais visando regulamentar o seu pleno funcionamento.

d) Auscultar e cadastrar as associações existentes.

e) Incentivar a diversificação do objecto social das associações .

f) Legalizar a confederação e organizar a assembleia geral – enfatizou Utola.

Foi ainda relatado que farão parte como membros da Confederação as associações angolanas no Reino Unido, que por sua vez poderão apresentar as suas candidaturas à eleição do cargo directivo do Conselho executivo da confederação.

O processo de auscultação e cadastramento das associações, decorrerão nas seguintes data e cidades:

  • Manchester – Dia 11 de Maio de 2019

     

    Local: A ser anunciado oportunamente  

    Horário: 13:20hrs 

    Duração: 3:00 horas

  • Birmingham – Dia 12 de Maio de 2019

     

    Local: A ser anunciado oportunamente  

    Horário: 10:20hrs 

    Duração: 3:00 horas

     

  • Coventry – Dia 12 de Maio de 2019

     

    Local: A ser anunciado oportunamente  

    Horário: 16:20hrs 

    Duração: 3:00 horas 

  • Londres – Dia 25 de Maio de 2019

     

    Local: A ser anunciado oportunamente  

    Horário: 10:20hrs 

    Duração: 3:00 horas 

Os três encontros obedecerão a seguinte agenda de trabalho:

  • Apresentação do projecto da Confederação – Coordenador – 1 Hora
  • Apresentação e discussão dos Estatutos da Confederação – Dra Ricardina – 1 Hora 
  • Recolha/Actualização dos dados das Associações para cadastramento – Cláudio Araújo, Odeth Gomes e Cristina Serrão – 1 Hora

Quando questionado sobre o futuro da comissão instaladora, Utola informou a Zwela Press, que o pré-estatuto elaborado pela comissão será proposta e analisado pelos futuros membros da Confederação, aonde tenciona-se propor que após a tomada de posse dos orgãos colegial da confederação, a comissão instaladora, automaticamente passa de comissão instaladora para Conselho de auditoria – e é justo que assim seja, uma vez que parem além de termos tido a responsabilidade de constituir a confederação, temos muito interesse em fazer com os princípios que irão auxiliar na manutenção da sua estabilidade e resultados satisfatórios para organização sejam mantidos – por outro lado, achamos também e estamos alinhados, que o membro vencedor, terá a capacidade de cumprir com responsabilidade e determinação o seu mandato.

 achamos também e estamos positivos, que o membro vencedor, terá a capacidade de cumprir com sucesso o seu mandato.

Somos Culturalmente uma nação de povos atraentes, e este é o nosso AZ neste baralho de cartas que representa essa bela sociedade cosmopolita Britânica.

“A identidade de um povo, é uma das ferramentas importantes, quando fala-se em afirmação social. Temos que deixar de nos inibir e usar a nossa cultura para nos afirmar-mos como povos nesta sociedade. Daí que, é importante nos envolvermos nos vários tipo de actividades associativas, no sentido de estarmos congregados, mais juntos, rumos a uma maior inserção social por via de uma uma afirmação socio-cultural – com isso realizado, passaremos (por exemplo) a ver mais valorização e clientela no restaurante Muxima, Gindungo e outros, estes que por sua vez são representantes culturais de Angola cá, e introduzir outros povos à nossa gastronomia é promover o turismo à favor do nosso país – portanto, adianta andarmos juntos, porque é essa sincronização, que nos fará caminhar unidos para o progresso (comum).”

A CAARU – Confederação das Associações angolanas no Reino Unido, vai ter a sua página de internet activa em Maio.

.

Nao guarde só pra si, compartilhe...
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x