Parlamento britânico aprova lei que impõe mais rigor no uso de telemóveis aos automobilistas
A nova lei recentemente aprovada pelo parlamento britânico impõe que passa ser ilegal segurar no seu telemóvel ou qualquer despositivo GPS estando a conduzir. A lei proíbe também que o automobilista segure no seu telemóvel estando com o veículo estacionado com o motor ligado. A lei diz que o automobilista para fazer uso destes despositivos deve faze-lo com o apoio das seguintes ferramentas:
- Escutador bluetooth
- Comando de voz
- Suporte ou tapete do painel de Telefone (normalmente usado para segurar o telemóvel ou GPS)
Os despositivos, não poderão bloquear a visibilidade do automobilista da estrada ou do trânsito adiante. A polícia, poderá parar o automobilista, se achar que este, não está a ter o controle total do veículo por distração e por este motivo, poderá ser levado a tribunal.
A lei tem efeito também nos seguintes casos:
- Se estiver parado nos semáforos
- Se estiver parado no trânsito (tráfico)
- Se estiver a dar aulas de condução
Em que circunstâncias pode-se usar o telemóvel?
- Se estiver estacionado em lugar designado com o motor do veículo desligado,
- Se tiver que contactar os serviços de emergências 999 estando a dirigir e caso não for prático ou possivel estacionar em zona designada.
O que acontecerá ao motorista se for apanhado a fazer uso do telemóvel durante a condução ou tendo o motor do veículo ligado?
A lei estipula que o infrator será desqualificado no acto da infração e lhe será retida a carta de condução por três meses. Nenhum tipo de desculpas serão toleradas pelos agentes da ordem pública nessas circunstâncias.
Multas
Se for encontrado a usar o telemóvel estando a dirigir, poderá ser multado com 6 pontos na sua carta de condução, adicionalmente terá de pagar £200 e a sua carta será retida se a data do seu exame de condução for de dois anos ou menos antes do acto da infração.
Poderá também ser multado com 3 pontos na carta se a visibilidade do motorista estiver bloqueada e por isso demonstrar falta de controle do veículo.
Por ultimo, poderá também ser levado a tribunal onde, poderá:
- Ser banido e não poderá voltar conduzir por tempo determinado pelo Juíz,
- Receber uma multa de £1000 (£2,500 se estiver a conduzir um camião ou autocarro)
Numa nota enviada à Agência Press Comunitária Zwela Press pela direção da Confederação das Associações Angolanas no REINO Unido – CAARU, O presidente desta instituição comunitária Mário Agostinho, apela aos automobilistas angolanos em todo Reino Unido, a absterem-se do uso de telemóveis de forma inapropriada quando estiverem no volante dos seus veículos.