Reino Unido – Trabalhistas põem STOP na lei de envio de refugiado para o Rwanda
A lei de envio de refugiados para a República do Rwanda, proposto pelo governo britânico cessante, liderado pelos conservadores, acaba de ser abolida pelos trabalhistas, partido que venceu na semana passada, as eleições no Reino Unido.
O projecto Rwanda, foi morto e sepultado, antes de ser materializado. Eu não posso apoiar um projecto que não irá resultar na promessa feita
O novo Primeiro Ministro Keir Starmer, disse no seu discurso de Sábado passado, que o seu Governo vai pôr um stop no plano do governo cessante, de levar para o Rwanda, refugiados que vieram para o Reino Unido em busca de protecção.
O plano do governo cessante dos Conservadores, aprovado em 2022, sob o argumento de que o envio de refugiados para o Rwanda, iria desencorajar a vinda de imigrantes que submetem-se a viajar em condições precariamente perigosas para o Reino Unido.
A lei que apesar de ter sido aprovada, não foi materializada por ter sido desafiada por instituições da sociedade civil britânica por falta de argumentos legais, obrigou o novo primeiro ministro Keir Starmer, a pôr um stop. O Primeiro Ministro disse que mesmo que fosse implementada, só apenas 1% dos refugiados seria enviado para o Rwanda, e que o impacto dessa percentagem não desencorajaria a vinda de refugiados para o Reino Unido pelas vias precárias referenciadas.