Reino Unido – UNITA obtém 168 votos contra 97 do MPLA
Por – Nzuze Utola
Os eleitores da comunidade angolana no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, fizeram-se presentes na Assembleia de voto 13235 / Consulado Geral em Londres, poucos minutos antes da abertura do edifício para o exercício do acto de voto.
O ambiente no local esteve muito sereno, com as pessoas bastante alegres pois foi pela primeira vez que os angolanos residentes no exterior do país exerceram o seu direito de voto.
O acto contou com a cobertura televisiva da TPA, da TV Zimbo, da Zwela Press e de órgãos de comunicação alternativos locais.
Por volta das 14 horas, o acto foi interrompido porque um dos eleitores (um activista) recusou colocar a tinta preta no dedo, alegando que não havia nenhuma lei que obrigue eleitores a pintar o dedo depois do voto. Dada a complicação e alteração dos ânimos, a polícia britânica foi convidada a intervir. O Angolano votou, mas manteve a sua decisão de não querer ter o seu dedo pintado.
O evento voltou a sua normalidade poucos minutos depois.
Por volta das 19horas e poucos minutos a CNE colocou na porta do Consulado Geral de Angola, a Acta Síntese onde os resultados davam vantagens à UNITA por 168 contra 97 do MPLA.