Unidos FC sagrou-se campeão da Supertaça 27 de Junho em Londres
Os angolanos no Reino Unido, comemoram no dia 27 de Junho o III° aniversário do Dia da Comunidade Angolana nas terras da Rainha Isabel II. A CAARU – Confederação das Associações Angolanas no Reino Unido, realizou ontem, em alusão a data, o torneio inaugural da Supertaça 27 de Junho. O acto oficial da comemoração do Dia da Comunidade, irá se realizar no dia 2 de Julho em Londres.
As duas equipas (Unidos FC & Kwanzas London Sport) disputaram ontem, no campo de Chesthunt Community Sport Park, a Supertaça 27 de Junho, em alusão ao Dia da Comunidade Angolana no Reino Unido.
Carlos Silva e Franklin Manuel, ambos membros da Direcção das duas equipas (Kwanzas LS & Unidos FC respectivamente) confirmaram à Zwela Press, que os jogadores estavam com a moral alta, animados e preparados fisicamente para levarem o troféu à casa.
Na primeira parte do jogo, as duas equipas entraram para campo e demostraram, que não se tratava de um encontro amigável, mas sim de um encontro, que em causa, estava a disputa, pela Supertaça 27 de Junho.
Ao intervalo, os Unidos FC venciam por 2 – 1 com 2 golos apontados por Léo. No minuto 32 da primeira parte, numa jogada de contra-ataque realizada pelos Kwanzas LS, a bola foi a mão de um dos defesas dos Unidos FC dentro da sua grande área e o árbitro Faysol Ali, que durante o jogo, esteve muito atento, apitou dando penalte aos Kwanzas LS, que marcaram o seu primeiro golo da partida.
Ainda durante a primeira parte do jogo, numa jogada faltosa contra os Kwanzas, o árbitro deu um cartão amarelo ao número 6 dos Unidos FC.
Com o resultado reduzido à uma diferença de um golo, os Kwanzas LS ficaram mais animados e dominaram o final da primeira parte, a procura do empate, mas assim não aconteceu. 2 – 1 foi o resultado na primeira parte do jogo.
Carlos Silva dos Kwanzas LS renconheceu o potencial do adversário, que apresentou-se ao campo, com jogadores mais novos (em termos de idade) e durante toda partida, foram mais rápidos nos ataques e contra-ataques. Já Franklin Manuel pelos Unidos FC, considerou que o jogo ainda não estava ganho ao intervalo e que era importante manter a mesma dinâmica de jogo até o apito final.
Na segunda parte do Jogo, Lito Brandão (treinador dos Kwanzas LS) decidiu fazer mexidas no seu elenco, trazendo para o campo, jogadores mais novos, o que aumentou a velocidade nos ataques e contra-ataques realizados pelos Kwanzas LS. Os Unidos FC responderam com mais dois golos apontados pelo mesmo Léo e conseguiram manter essa vantagem até o final do jogo.
O guarda-redes dos Unidos FC, teve que ser substituído, por lesão no ombro esquerdo e no seu lugar, entrou o guarda-redes Paulão. Paulo Jorge, Presidente dos Unidos garantiu que a lesão do Guarda-redes, não é grave.
4 – 1 foi o resultado final. Os Unidos FC, consagraram-se os primeiros campeões da Supertaça 27 de Junho, na sua edição inaugural.
Léo foi o melhor goleador da partida.
O árbitro Faysol Ali, considerou o jogo positivo, referiu que as duas equipas disputaram o jogo com muita paixão e disciplina.
O acto foi testemunhado, pelo Vice Presidente da CAARU Jose Gomes (Utola) e pelo Secretário Geral da CAARU Esmael Cambolo.
No final do encontro, os jogadores, ouviram palavras breves do Vice Presidente que apelou pela união comunitária e pela participação dos mais novos nos próximos eventos. As duas equipas foram parabenizadas e receberam medalhas de participação. O acto de entrega das medalhas, foi feito pelo Vice Presidente da CAARU.
”A troféu do campeão da Supertaça 27 de Junho, será entregue no próximo Sábado dia 2 de Julho e a presença de todos os presentes é indispensável. No dia 2 de Julho realizaremos o acto central do Dia da Comunidade Angolana no Reino Unido e será a primeira vez que iremos realizar este evento em formato presencial. A entrada será grátis e terá um momento de confraternização e network – referiu o Vice-presidente José Gomes (Utola).”
O evento está a ser patrocinado pelo BFA – Banco de Fomento Angola