a
Latest News
InícioAngola - NotíciasVice-PR da CAARU recebido em audiência na cidade alta pelo Vice-PR da república Dr. Bornito de Sousa

Vice-PR da CAARU recebido em audiência na cidade alta pelo Vice-PR da república Dr. Bornito de Sousa

Vice-PR da CAARU recebido em audiência na cidade alta pelo Vice-PR da república Dr. Bornito de Sousa

O Vice presidente da Confederação das Associações Angolanas no Reino Unido José Gomes (Utola), realizou no passado mês de Dezembro uma viagem de serviço para Angola. Durante a sua estadia que teve a duração de seis semanas sensivelmente, José Gomes (Utola), visitou algumas organizações não governamentais, entre elas,  lares da terceira idade e de infância no sentido intensificar a visão da CAARU sobre a responsabilidade social e identificar com as ONG´s áreas de cooperação. Interagiu também com representantes da Change 1’s Life – uma ONG fundada no Reino Unido com sede em Angola e que é membro da CAARU. Na sua agenda, constavam dois outros encontros oficiais importantíssimos; o primeiro com o ex Embaixador de Angola no Reino Unido Dr Rui Jorge Mangueira, com quem abordou, assuntos relacionados com os desafios da CAARU para os anos 2021/22. De relembrar que a constituição da CAARU, é consequência de um repto lançado à comunidade angolana no Reino Unido pelo Embaixador Rui Jorge Mangueira em Outubro de 2018, quando este era o então Embaixador de Angola no Reino Unido.

O segundo encontro foi com o Vice Presidente da República de Angola Dr Bornito de Sousa. O encontro decorreu no dia 1 de Fevereiro na cidade alta, e contou com a presença do assessor econômico e social do vice presidente da república Dr Marcelino Pinto e da Directora-Adjunta do gabinete to Vice Presidente Dra Rosa Branco.

Na agenda deste importante encontro, o enviado de Mário Agostinho (Presidente da CAARU), fez uma breve apresentação dos objectivos da CAARU, e do seu cronograma de actividades com destaque aos eventos do dia da comunidade angolana no Reino Unido. José Gomes, assegurou ao Vice presidente da República, que os angolanos no Reino Unido, pretendem contribuir com o seu know-how no desenvolvimento do país e isso poderá ser feito apartir do Reino unido por aqueles angolanos que por terem criado raizes fortes nas terras da Raínha Isabel não lhes é ideal regressar, e ou apartir de Angola, por aqueles angolanos que planejam regressar.

Sabe-se que o Reino Unido é tido como o país mais tolerante da Europa, no que tange ao tratamento dado a imigrantes provenientes de Àfrica. De acordo com José Gomes (Utola), o facto de os angolanos no Reino Unido serem a segunda maior comunidade de angolanos em toda diaspora e dada a importância e o poder que o Reino Unido exerce no espaço global econômico, Angola tem naturalmente uma representação em massa num dos países mais poderosos do planeta, para se promover – “e nós humildemente sugerimos a sua Excelência, que seja dada à essa oportunidade, um tratamento a sua altura.” – referiu o visitante.

“Os angolanos são dos povos que permanentemente têm a sua pátria no coração quando emigram, o que justifica essa vontade genuína de participar no desenvolvimento do seu país, seja de forma particular ou como parceiros do estado angolano, e é neste último onde se enquadra um dos principais objectivos da Confederação das Associações Angolanas no Reino Unido. A CAARU, surge também para garantir que essa participação dos angolanos seja harmoniosa e positiva e que os interesses comuns da comunidade estejam sempre salvaguardados. Segundo José Gomes (Utola), essa participação pode ser feita, seja por via da promoção das marcas angolanas no exterior como por via de trocas de experiências, fornecimento de know-how, de investimentos e de outros.”

Ainda no ambito dos vários temas debatido no encontro, o vice presidente da CAARU, referiu também que os bons feitos dos angolanos residentes no exterior à favor das nossas comunidades e de Angola, precisam ser conhecidos por toda sociedade angolana, para que a diàspora tenha fortes referências, seja nas àreas da; cultura, academia, empreendedorismo, desporto, ciência e outros. Neste ambito, foi sugerimos à Sua Excelência vice presidente da república a criação de um programa de Televisão produzido no Reino Unido, de carácter de intretenimento & informativo a ser exibido num dos canais de televisão em Angola ou mesmo a abertura de um canal de televisão com programas em português e em inglês para ser exibido no Reino Unido e em Angola, sendo que este canal poderá ser acedido nos pacotes dos serviços de empresas como a Sky Digital ou a DSTV.

José Gomes assegurou também ao vice presidente da república, que muitos angolanos pensam em regressar à pátria, investir no país e criar empregos, mas que existe a dificuldade da obtenção da casa propria como um dos principais factores de impedimento.

O angolano que vive no exterior, sonha em obter casa propria em Angola – referiu o vice presiente da CAARU.

No que se refere ao sonho da casa própria, José Gomes sugeriu à Sua Excelência vice presidente da república Dr Bornito de Sousa, a inclusão destes angolanos interessados na compra de moradias (com renda resolúvel) num programa (a ser criado) para cidadãos angolanos da diaspora.

No ambito cultural

O Vice Presidente da CAARU, deu a conhecer ao vice presidente da República, que consta no cronograma de actividades da sua organização, a realização do evento do dia da comunidade angolana no reino Unido, a ser celebrado todos os anos no dia 27 de Junho. Jose Gomes disse que os angolanos por cultura celebram o dia dos angolanos no dia da independência de Angola que calha na altura do inverno, uma época que pouco se pode fazer senão a realização de um pequeno evento cultural da comunidade. Tendo em conta, a dimensão demografica da nossa comunidade e o impacto cultural que ela tem tido em toda Europa e no Reino Unido, a CAARU achou que para melhor promover a angolanidade, a comunidade tinha de ter uma data particular, de preferência no verão onde se pode promover as marcas de Angola e exibir melhor outros itens culturais como a gastronomia, fashion, artesanato e onde pode congregar as marcas de Angola, não só, feitas no Reino Unido como também feitas noutras comunidades de angolanos na diaspora e em Angola.

O Vice presidente Bornito de Sousa, que interagiu durante todo o encontro, deu sugestões que interessaram o seu visitante, que deixou Angola no mesmo dia com sentimento de missão cumprida.

Nao guarde só pra si, compartilhe...
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x